Pular para o conteúdo principal

As canções de David Bowie - Space Oddity



No início de 1969 foi lançado o média-metragem promocional Love You Till Tuesday, desenvolvido pelo agente de David Bowie na época, Kenneth Pith, numa tentativa de projetar sua carreira, evidenciando suas várias facetas - de cantor, compositor e ator.




A música Space Oddity havia sido composta um ano antes, em 1968, inspirada pela corrida espacial de então, e entrou no projeto de última hora. No videoclipe Bowie faz o papel do astronauta Major Tom e também do responsável pela base na Terra (Grand Control).



Love You Till Tuesday, porém, não obteve êxito, assim como Space Oddity, que também ficou perdida. Porém, não por muito tempo. Atrelada ao grande acontecimento que foi a chegada do homem à lua em julho de 1969, a música tornou-se o primeiro sucesso de David Bowie.



Space Oddity - Esquisitice Espacial


Ground control to Major Tom - Controle de solo para Major Tom
Ground control to Major Tom - Controle de solo para Major Tom
Take your protein pills and put your helmet on - Tome suas pílulas de proteínas e coloque seu capacete

Ground control to Major Tom - Controle de solo para o Major Tom
(10, 9, 8, 7)
Commencing countdown, engines on - Iniciando contagem regressiva, motores ligados
(6, 5, 4, 3)
Check ignition, and may God's love be with you - Checar ignição e que o amor de Deus esteja com você
(2, 1, lift off) – Levantar voo

This is ground control to Major Tom - Aqui é o controle de solo para Major Tom
You've really made the grade - Você realmente teve sucesso
And the papers want to know whose shirts you wear - E os jornais querem saber que camisetas você usa
Now it's time to leave the capsule if you dare - Agora é a hora de sair da cápsula se você ousar

This is Major Tom to ground control - Aqui é Major Tom para o controle do solo
I'm stepping through the door - Estou passando pela porta
And I'm floating in the most peculiar way - E estou flutuando do jeito mais peculiar
And the stars look very different today - E as estrelas parecem bem diferentes hoje

For here am I sitting in a tin can - Porque aqui estou sentando numa lata
Far above the world - Bem acima do mundo
Planet Earth is blue, and there's nothing I can do - O planeta Terra é azul e não há nada que eu possa fazer

Though I'm past 100,000 miles - Apesar de ter viajado mais de cem mil milhas
I'm feeling very still - Estou me sentindo bem parado
And I think my spaceship knows which way to go - E eu acho que minha nave espacial sabe para onde ir
Tell my wife I love her very much, she knows - Diga para minha mulher que eu a amo muito, ela sabe

Ground control to Major Tom - Controle de solo para Major Tom
Your circuit's dead, there's something wrong - Seu circuito pifou, tem algo errado
Can you hear me Major Tom? - Você pode me ouvir Major Tom?
Can you hear me Major Tom? - Você pode me ouvir Major Tom?
Can you hear me Major Tom? - Você pode me ouvir Major Tom?
Can you... Você pode

Here am I floating round my tin can - Aqui estou eu flutuando em volta da minha lata
Far above the moon - Bem acima da lua
Planet Earth is blue, and there's nothing I can do.... - O planeta Terra é azul e não há nada que eu possa fazer...

 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que é música pra você?

Em nossa aventura mochileira pela Argentina, num dos ônibus de uma cidade a outra, colocaram um vídeo do Maná. Oh, glory!... como diria a Verônica... Era um único clipe, que se repetia, repetia, repetia... já que o “comissário de bordo” não trocava. A música ficou rodando e nunca mais na vida posso ouvir Maná. Já não gostava do gênero, agora então... Mas nesta mesma viagem, numa noite quase perdida em Mendoza, esperando dar a hora para mudarmos de cidade, fomos ver Dios Salve a la Reina , um ótimo cover do Queen, reconhecido mundialmente. Este sim, uma bela surpresa. O grupo se formou em 1998, em Rosario, na Argentina. Os integrantes: Pablo Padín (voz e piano), Francisco Calgaro (guitarra, vocal e teclados), Matías Albornoz (bateria e vocal) e Ezequiel Tibaldo (baixo). Cada um representa um membro original do Queen. Em junho estiveram no Brasil. Se apresentaram em São Paulo e em Porto Alegre. Confira o clipe:

Lembranças

Há músicas que fazem parte da nossa história. Uma para cada fase da vida, principalmente aquela fase de sonhos... Esta é uma delas. Foi no início de 1983. Estava no colegial e saímos para o intervalo. Quando voltei, encontrei um bilhetinho embaixo da carteira. Nele, a frase: “Viver é todo sacrifício feito em seu nome”. Apenas isso. Olhei para os lados em busca de alguma pista. E nada. Dias depois, quando eu já havia esquecido o ocorrido, um novo bilhete, vermelho, onde estava escrito: “Seu olhar é fantasia em meu coração. Os raios vão e voltam. Você... você é linda.” Não tinha ideia de quem poderia ser. Éramos uma turma grande na classe, unida. Saíamos juntos com frequência nos finais de semana, inclusive com garotos e garotas de outras salas. Tinha algumas desconfianças, mas era impossível saber a autoria sem ao menos uma dica. Até porque nesta fase da vida nos apaixonamos e despertamos paixões facilmente. O fato é que meu admirador secreto nunca mostrou a cara

Israel Kamakawiwo'ole

Israel Kamakawiwo'ole foi um cantor americano, muito popular no seu estado de nascimento, o Havaí. Era descendente de uma linhagem pura de nativos havaianos. Nunca ocultou a sua posição a favor da independência do Havaí e de defesa dos direitos dos nativos. Morreu jovem, aos 38 anos, devido a problemas respiratórios causados pela obesidade mórbida. Mais de 100.000 pessoas compareceram ao seu funeral em 1997. O caixão de madeira estava no edifício do Capitólio, em Honolulu. Suas cinzas foram espalhadas pelo Oceano Pacífico em M'kua Praia. Um de seus álbuns mais famosos foi Facing Future, de 1993, trabalho que o lançou para a fama mundial. Nele encontramos a faixa "Somewhere over the Rainbow - What a Wonderful World", com a voz suave de Israel Kamakawiwo'ole acompanhada pelo seu ukulele.