Você já deve ter ouvido histórias do tipo.
Quando alguém tem uma grande ideia, na verdade ela é captada do universo naquele momento. As grandes invenções teriam surgido assim, aparentemente do “nada”. O mérito, portanto, não é de quem teve a ideia.
E na música parece também acontecer o mesmo. Grandes artistas já deram declarações a respeito ao explicar o processo de algumas composições. Em bate-papos com o Moska, no programa Zoombido, essa teoria parece se confirmar com alguns músicos. Acompanhe.
Lenine:
“Tem música que é meio de rompante, assim... Que é... buum! Parece que ela tava ali, esperando só a conexão. E ela chega de imediato. E sai a canção quase toda. Como se já estivesse pronta. Você só capturou. E se você não captura, o cara da esquina captura. Não sei dizer como é que é. É um outro tipo de composição.”
Zeca Baleiro:
“É uma coisa mesmo misteriosa. Por que eu faço essa música? Eu não sei porque. Eu posso até detectar alguma informação mais racional nisso, mas tem alguma coisa mesmo que não nos cabe.”
Pedro Luis:
“...saiu no guardanapo. E saiu assim... como uma necessidade fisiológica. Saiu e quando eu olhei estava ela pronta ali. Essas eu fico com a impressão que não são minhas... Normalmente essas músicas são melhores do que eu seria capaz de fazer.”
Se você não anota a idéia, ela se perde?
Chico César:
“Acho que nada se perde... Porque ela não estava aqui antes, devia estar em outro lugar. Então, se você não pegou, não prendeu, então ela pode ir para outro lugar.”
É isso.
Agucem os sentidos! Liguem as antenas!
O Universo compõe.
Lu, que delícia descobrir o seu blog!
ResponderExcluirQuando eu escrevo alguma coisa que me vale, alguma coisa que acho realmente boa, fico também com essa impressão de que não veio de mim. Algo como ser canal de passagem da Literatura para o mundo palpável.
Acho que é o mesmo que acontece com a música. Você pegou direitinho o espírito da coisa.
Eu volto, viu?
Beijos,
Amanda.
Amanda! Só hoje vi seu comentário... sorry... Embora isso seja imperdoável. Grande beijo e agradeço (atrasada, muito atrasada) a visita! :)
ResponderExcluir