Pular para o conteúdo principal

Histórias e curiosidades


.
Muitas histórias são contadas sobre inspirações para músicas, algumas verdadeiras, outras lendas... Fiquei conhecendo uma delas só agora, através do caderno Ilustrada da Folha de SP, que falava sobre o lançamento do álbum “All in One”, de Bebel Gilberto.
E aproveito para lembrar o Profeta Gentileza, o avô de Zé Ramalho, a "Maria" de Djavan...


“Acabou chorare”

Nunca me perguntei de onde vinha esse nome.
Marcus Preto escreveu: “... foi composta por Moraes Moreira e Luís Galvão a partir de uma frase de Bebel Gilberto. Ainda bem pequena, ela a disse quando seus pais, João Gilberto e Miúcha, a acudiam de um tombo.
A menina costumava misturar português e espanhol, graças a uma temporada vivida no México. Quando viu os mais velhos em volta, aflitos para saber se ela tinha se machucado, Isabelzinha limpou as lágrimas: "Acabou chorare, papai". O episódio foi relatado aos amigos baianos e nascia ali um clássico da MPB.”

“Gentileza”

A história desta é mais conhecida.
Trata-se de uma homenagem de Marisa Monte a José Datrino, uma figura folclórica do Rio de Janeiro, um andarilho-profeta, morto em 1996, aos 79 anos. Contam que ele andava pelas ruas pregando a boa convivência entre os homens e deixava mensagens escritas nos pilares de um viaduto. Ao levar Carlinhos Brown para mostrar as tais poesias, Marisa viu que haviam passado cal por cima. No dia seguinte, ela teria escrito a música, que tem a participação de Arnaldo Antunes recitando textos junto com Marisa.

















“Avohai”

A música foi composta por Zé Ramalho inspirada no avô, que o criou depois que seu pai morreu, mas o nome dele não era Raimundo como muitos pensam. Avohai significa avô e pai, justamente o papel que seu avô assumiu desde que Zé era garoto. A palavra “representa a continuidade da espécie, ou seja, passar a sabedoria de uma geração para a outra... O avô passa para o pai, que passa para o filho e aí por diante...”, disse o cantor em entrevista.


“Flor de Lis”
“Do pé que brotou Maria, nem margarida nasceu...”

Incrível a imaginação de algumas pessoas.... E uma delas conseguiu convencer muita gente de que a música de Djavan contava uma tragédia particular. Resumindo: sua mulher, Maria, estava grávida de uma menina que se chamaria Margarida. Na hora do parto, problemas o obrigaram a optar pela vida da esposa ou da filha. Acabou pedindo ao médico que fizesse tudo para salvar as duas, mas o destino foi duro e ambas morreram.
Nem é preciso dizer que a história foi propagada pela internet, meio perfeito para inventar fatos e divulgá-los como verdade, conseguindo que sejam repassados milhares de vezes sem que se confirme a veracidade das informações.


“David Bowie's eyes”

Saindo do Brasil e indo para outro campo de curiosidade, que não as letras, qual a verdadeira história sobre os olhos de David Bowie? Ele nasceu com um olho de cada cor? Levou um soco numa briga na adolescência?
Há ainda uma “teoria” mais completa, de que foi atingido no olho com uma faca de marca Bowie e por isso escolheu o sobrenome (seu nome de batismo é David Robert Jones), além de ter ficado com a sequela.
A verdade é que ele se meteu mesmo numa briga quando adolescente e foi atingido no olho.Por um soco, não uma faca. Passou por vários procedimentos médicos, mas não teve o olho esquerdo completamente recuperado, ficando com a pupila permanentemente dilatada, o que dá ao olho um tom mais escuro.
Quanto ao nome, a mudança ocorreu para que ele não fosse confundido com o vocalista dos Monkees, Davy Jones.

É isso! Como diria o professor Pasquale.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que é música pra você?

Em nossa aventura mochileira pela Argentina, num dos ônibus de uma cidade a outra, colocaram um vídeo do Maná. Oh, glory!... como diria a Verônica... Era um único clipe, que se repetia, repetia, repetia... já que o “comissário de bordo” não trocava. A música ficou rodando e nunca mais na vida posso ouvir Maná. Já não gostava do gênero, agora então... Mas nesta mesma viagem, numa noite quase perdida em Mendoza, esperando dar a hora para mudarmos de cidade, fomos ver Dios Salve a la Reina , um ótimo cover do Queen, reconhecido mundialmente. Este sim, uma bela surpresa. O grupo se formou em 1998, em Rosario, na Argentina. Os integrantes: Pablo Padín (voz e piano), Francisco Calgaro (guitarra, vocal e teclados), Matías Albornoz (bateria e vocal) e Ezequiel Tibaldo (baixo). Cada um representa um membro original do Queen. Em junho estiveram no Brasil. Se apresentaram em São Paulo e em Porto Alegre. Confira o clipe:

Lembranças

Há músicas que fazem parte da nossa história. Uma para cada fase da vida, principalmente aquela fase de sonhos... Esta é uma delas. Foi no início de 1983. Estava no colegial e saímos para o intervalo. Quando voltei, encontrei um bilhetinho embaixo da carteira. Nele, a frase: “Viver é todo sacrifício feito em seu nome”. Apenas isso. Olhei para os lados em busca de alguma pista. E nada. Dias depois, quando eu já havia esquecido o ocorrido, um novo bilhete, vermelho, onde estava escrito: “Seu olhar é fantasia em meu coração. Os raios vão e voltam. Você... você é linda.” Não tinha ideia de quem poderia ser. Éramos uma turma grande na classe, unida. Saíamos juntos com frequência nos finais de semana, inclusive com garotos e garotas de outras salas. Tinha algumas desconfianças, mas era impossível saber a autoria sem ao menos uma dica. Até porque nesta fase da vida nos apaixonamos e despertamos paixões facilmente. O fato é que meu admirador secreto nunca mostrou a cara

Israel Kamakawiwo'ole

Israel Kamakawiwo'ole foi um cantor americano, muito popular no seu estado de nascimento, o Havaí. Era descendente de uma linhagem pura de nativos havaianos. Nunca ocultou a sua posição a favor da independência do Havaí e de defesa dos direitos dos nativos. Morreu jovem, aos 38 anos, devido a problemas respiratórios causados pela obesidade mórbida. Mais de 100.000 pessoas compareceram ao seu funeral em 1997. O caixão de madeira estava no edifício do Capitólio, em Honolulu. Suas cinzas foram espalhadas pelo Oceano Pacífico em M'kua Praia. Um de seus álbuns mais famosos foi Facing Future, de 1993, trabalho que o lançou para a fama mundial. Nele encontramos a faixa "Somewhere over the Rainbow - What a Wonderful World", com a voz suave de Israel Kamakawiwo'ole acompanhada pelo seu ukulele.